Skip to content

FATORES PSICOLÓGICOS DO EXCESSO DE PESO – 1/3

29 de Outubro de 2009

Pessoal, estou conhecendo novos sites e blogs que falam sobre o assunto. Dentre eles, achei um que fala sobre isso. Segue abaixo a informação pra vocês. Boa leitura!

1- Excesso de Peso e Ansiedade

Segundo Spileber (1981) a ansiedade é um fenômeno de natureza emocional, que se manifesta como estado psicológico, ou seja, uma condição transitória que varia de intensidade e depende das formas de reação. Estas reações envolvem manifestações subjetivas e sinais fisiológicos relacionados com alterações da taxa respiratória e da pressão arterial, manifestando-se dentre outras formas, pela postura do corpo, os tipos de respostas ao stress, a maneira de executar certas tarefas. Para o autor a ansiedade também pode ser percebida como traço de personalidade, sendo consideradas umas tendências básicas da pessoa, que pode levá-la a estabelecer formas bem definidas de defesa.

Cabe salientar que há uma interação dinâmica entre estado e traço de ansiedade, ou seja, a ansiedade que se manifesta “agora” e que se caracteriza como o estado, pode assumir proporções que levam a pessoa a uma ansiedade crônica, passando a ser um traço.

A ansiedade é um dos problemas enfrentados pelas pessoas com excesso de peso. Segundo Stuart & Jacobson (1990) e a Sociedade Brasileira de Psiquiatria Clínica (1993) afirma que a pessoa pode aprender a comer, em resposta a ansiedade uma vez que a comida a diminui.

Alguns teóricos consideram a ansiedade como conseqüência da redução alimentar que enfrenta o indivíduo com excesso de peso em processo de emagrecimento. Abranson &Wunderlick (1972) com o objetivo de testar a hipótese de que o indivíduo com excesso de peso come para aliviar a ansiedade, elaboraram uma pesquisa com 33 sujeitos obesos e 33 de peso normal, do sexo masculino. Eles testaram o consumo de alimento, através da quantidade de bolachas consumidas durante 15 minutos. Enquanto as sujeitos esperavam, os pesquisadores deixaram um saco de bolachas na sala e anunciaram a possibilidade de um experimento à base de eletrochoque (usado como estímulo para ativar o medo).

Os resultados sugeriram que os sujeitos obesos foram mais reativos à ansiedade provocada pelo estímulo do que os sujeitos “normais”, embora a diferença de consumo alimentar não tenha sido significativa entre os dois grupos. Apesar desta atitude demonstrar que os obesos tendem a ter mais ansiedade, apresenta dúvidas em relação à proposição de que a comida representa um método de controle da ansiedade, pois se tratou de uma situação ameaçadora, onde não é possível generalizar este comportamento como um traço específico do obeso.

Santos realizou uma pesquisa em 1990 com o objetivo de verificar a ansiedade em 285 sujeitos obesos, de ambos os sexos, usando como metodologia o Inventário de Avaliação de Ansiedade Traço-Estado (IDATE), constatou que as mulheres tinham a ansiedade aumentada em relação aos homens. Considera que a ansiedade é uma característica da pessoa obesa, sendo acentuada pela redução da ingestão alimentar, atribuindo a isto a dificuldade em seguir uma dieta.

Stunkard (1987) declara que isto ocorre em relação a outros distúrbios, e demonstra um estudo que realizou no qual verificou que mais da metade dos sujeitos que estavam em dieta hipocalórica tinham experienciado depressão, tensão, fraqueza e/ou irritabilidade. Continuando em outras pesquisas pode identificar a presença de depressão e de outras reações emocionais a regimes para redução de peso.

Salienta Stunkard (1974) que estas reações desencadeadas pela dieta são influenciadas também por fatores tais como: pessoas cujo problema de obesidade iniciaram na infância; restrições severas de calorias que podem produzir mais reações emocionais; o uso de medicação.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: